sábado, 3 de agosto de 2013

Doenças transmitidas pelo beijo na boca!


O beijo na boca passou por diversas revoluções durante os anos. Em uma época não muito distante, o beijo só podia ser realizado após o casamento. Com o passar do tempo muitos comportamentos da sociedade foram modificados.  Atualmente ocorreu a incorporação do hábito de “ficar” que significa beijar alguém ocasionalmente. Porém, é importante que as pessoas saibam que o beijo não é algo tão simples quanto parece. Veja quais doenças podem ser transmitidas pelo contato labial.

DOENÇAS QUE PODEM SER TRANSMITIDAS PELO BEIJO

1. Gengivite: é uma infecção causada por bactérias. A ocorrência desse problema de saúde vem aumentando, devido ao hábito que as pessoas adquiriram de beijar com maior frequência pessoas que não conhecem. Os sinais e sintomas da gengivite incluem vermelhidão, dor e aumento da temperatura de uma determinada região da gengiva.
2. Cárie: o beijo pode transmitir uma bactéria causadora de cáries, chamada streptococcus mutans, levando ao aparecimento desse problema dentário.
3. Mononucleose infecciosa: essa é uma doença viral, causada pelo vírus Epstein-Barr. Nem sempre a infecção apresenta sintomas. Quando sintomática leva ao quadro de cansaço, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e aumento do baço. Ela já é conhecida como a doença do beijo devido a fácil transmissão através desse mecanismo. Uma vez infectado pelo vírus, ele permanece latente no organismo.
Um dos sintomas da mononucleose é o mal-estar geral.
fonte: mundodastribos
Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: