terça-feira, 20 de agosto de 2013

Clareamento dentário, verdades e mitos!


O clareamento dental como todo tratamento dentário, necessita de uma orientação. Porém como o método se tornou popular, a procura aumentou e o uso de produtos clareadores sem orientação também. Esse uso desorientado pode causar alguns danos à saúde como queimação da gengiva, danos em dentes íntegros e também sensibilidade em um grau alto.
O melhor caminho para ter um sorriso branco é procurar um dentista especialista que possa indicar o clareamento correto de uma maneira saudável. 
Veja alguns mitos e verdades sobre o tratamento:
O clareamento dental deixa o dente mais fraco?

Mito. 
A maioria dos agentes clareadores funciona como oxidantes de cadeias orgânicas longas. Estas moléculas longas são quebradas em moléculas menores, o que permite a passagem da luz e o clareamento do dente. Portanto, os produtos clareadores não alteram a parte mineral dos dentes, ou seja, não causa enfraquecimento.
Durante o clareamento não posso ingerir alimentos e bebidas com corantes?

Verdade.
 A ingestão de corantes pode diminuir a eficácia do tratamento, portanto deve-se evitar a ingestão de alimentos e bebidas como café, chás pretos, molhos, refrigerantes, chocolates, entre outros.
Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental?
Mito.
 O clareamento dental é contra-indicado para gestantes e mulheres que estão amamentando. Além disso, a condição dos dentes e gengiva deve ser avaliado por um profissional antes do tratamento. O fator idade é importante, normalmente a partir dos 14 anos é o mais indicado.
O clareamento dental provoca sensibilidade?

Verdade.
 A penetração do agente clareador através da estrutura dental provoca uma leve sensibilidade durante o tratamento. A maioria dos produtos utilizados atualmente possuem dessensibilizantes na fórmula, o que minimiza este efeito. Após o término do clareamento o dente volta ao seu estado normal e a sensibilidade desparece completamente.
Alguns cremes dentais específicos funcionam como clareadores?

Mito. 
Os cremes dentais branqueadores não clareiam por ação química. Eles normalmente possuem mais abrasivos que os cremes dentais comuns podendo assim remover manchas. Por outro lado, o seu uso contínuo pode causar desgaste ou abrasão do esmalte.
fonte:br.mulher
Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: