quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tristeza Sem Fim - Livia Pontes

Tristeza sem fim


Ouve-se dizer que a depressão é uma doença diretamente relacionada à vida moderna, mas isso é uma inverdade.
 O fato é que algumas características do mundo contemporâneo podem deixar as pessoas mais suscetíveis ao desenvolvimento dessa patologia, que sempre existiu.
 “A depressão é descrita desde a 
Grécia antiga, quando recebeu o nome de ‘melancolia’. 
Hoje o que é visto é que a doença tem início cada vez mais cedo e que fatores como estresse, violência urbana, guerras e pobreza extrema aumentaram a sua incidência”, afirma a psiquiatra coordenadora científica do Programa de Reconhecimento e Intervenção em Estados Mentais de Risco (PRISMA), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dra. Elisa Brietzke. “As pessoas relacionam a depressão com a vida moderna, mas, na verdade, donas de casa do século XVII podiam sofrer com essa doença, mesmo sem ter de conciliar o trabalho externo com os afazeres.

OBS:
Eu queria compartilhar com voces esta matéria que a Dra. Livia Pontes, que mora em Londres e tem consultório de psicologia nos enviou, mas não estou conseguindo colocar aqui no blog, então eu peço para voces acessarem o link abaixo para ler a materia completa original ok?

Tristeza sem Fim
http://www.liviapontes.com/pt/figuras/Rev%20Guia%20da%20Farmacia_March_2013.pdf


A Dra. Livia Pontes  ja escreveu um livro sobre :

Treinamento de atenção e memória na esquizofrenia

http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=231712


Seu perfil na Internet:

 http://www.liviapontes.com/pt/perfil.htm






Lívia Pontes é psicóloga clínica e possui mais de 10 anos de experiência, tendo trabalhado tanto em hospitais públicos (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo e Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) como em seu consultório particular.
Durante este período, Livia tem atendido pessoas de diversas faixas etárias com as mais variadas dificuldades, desde desafios cotidianos com os quais eventualmente nos deparamos (baixa auto-estima, dificuldades familiares e de relacionamentos a dois, estresse, luto, etc.) até diversos transtornos psiquiátricos e neuropsiquiátricos. Tendo morado no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, Livia é sensível a como os diferentes costumes, culturas e a imigração influenciam comportamentos, cognições, crenças e a saúde mental no geral.
Formada em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo), especializou-se nas áreas de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Possui ainda formação em Terapia Comportamental Racional-Emotiva pelo Albert Ellis Institute em Nova York.
Em 2011 obteve o título de Mestre em Ciências (Msc.) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Sua pesquisa, focada na melhoria da atenção e memória de portadores de esquizofrenia, tornou-se um livro publicado pela editora Artmed, em 2012. Esta publicação, que tem o título de Treinamento de Atenção e Memória na Esquizofrenia: um manual prático, é o primeiro manual publicado no Brasil neste campo de estudo. Ela possui ainda diversas outras publicações sobre temas variados em revistas científicas e capítulos de livros.
No Reino Unido, teve suas qualificações reconhecidas pela British Psychological Society (BPS), tendo obtido o título de Chartered Psychologist (CPsychol) em 2012. Esta titulação é definida pela BPS como o “padrão ouro de referência de reconhecimento profissional e reflete os mais altos padrões de conhecimento e experiência em psicologia”.
Comprometida em manter-se sempre atualizada, Livia participa constantemente de congressos, conferências e cursos em diversos lugares do mundo. No Brasil, mantêm-se registrada no Conselho Regional de Psicologia.
Na área de ensino, ministrou aulas em cursos de especialização (pós-graduação) em neuropsicologia no Hospital das Clínicas de São Paulo e no Instituto Neurológico de São Paulo (INESP/ Hospital Beneficência Portuguesa). Foi convidada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) a participar como avaliadora em bancas de trabalhos de conclusão de curso entre 2006 e 2008.

Fan Page:
https://www.facebook.com/LiviaPontesPsychologist


Obrigada Dra. Livia Pontes por compartilhar com o meu blog estes ensinamentos da Psicologia.

beijos


Ivanete Knaepkens


Nenhum comentário: