quarta-feira, 17 de julho de 2013

Saiba o que fazer quando seu filho quer trabalhar ao invés de entrar na faculdade!

Meu flho tem 18 anos e ainda não se interessa por nenhuma faculdade nem gosta de    estudar. Ele diz que agora quer trabalhar e depois decide o que vai ser da vida. Deixo?”


Entre famílias de classe média, é esperado que os jovens entrem em um curso superior logo que concluem o ensino médio. No máximo, depois de um ano de cursinho. Nessa fase, porém, nem todos sabem qual carreira seguir, o que significa que crises do gênero são comuns e devem ser respeitadas. “Na hora do vestibular, o ideal é que o jovem tenha ao menos uma fantasia do que gostaria de fazer. Aí a faculdade servirá como caminho para atuar naquilo que interessa a ele”, diz a psicóloga Elizabeth Brandão, da Pontifícia Universidade Católicade São Paulo. Se seu filho não faz ideia, o fato de ter optado por trabalhar em vez de estudar deve ser visto como um aspecto positivo.
Para começar, a vida profissional também traz aprendizados. “O trabalho é pedagógico. Com ele, adquirimos valores importantes para o crescimento”, afirma Silvio Bock, orientador vocacional e doutor em educação, de São Paulo. “Tem gente, inclusive, que não precisa de uma universidade para ser feliz na profissão”, completa. Outra vantagem da opção é que, estandona ativa, ele não se sentirá tão pressionado, o que permitirá fazer uma escolha consciente e de qualidade. Pode até vislumbrar novas possibilidades de carreira que jamais conheceriacomo estudante. Do ponto de vis ta prático, é comum que universitários desistam de seu curso por descobrirem que não é aquilo que querem fazer o resto da vida. “A maioria das pessoas só descobre o que realmente gosta muito tempo depois de prestar vestibular”, enfatiza Elizabeth. De acordo com ela, existiria um problema com seu filho se ele não manifestassevontade de fazer coisa alguma. “Estatisticamente, cresce a chamada geração nem-nem, de jovens de 18 a 25 anos que nem estudam nem trabalham. Eles devem demorar a se encontrar no mercado de trabalho.
”Uma vez que você resolva acatar o pedido do seu filho, o conselho é ter uma conversa calma e madura com ele. Aponte os riscos que essa escolha pressupõe. Por exemplo, profissionais que concluíram o curso superior conseguem aumentar sua remuneração em até 100%, conforme revela uma pesquisa com alunos do Programa Universidade para Todos, que concede bolsas. Ou seja, o diploma ainda é o passaporte mais garantido para entrar no mundo dos melhores salários e condições de trabalho no Brasil. Diante disso, vocês podem estipular juntos uma data para que ele volte a pensar em faculdade e preste vestibular. O importante é conscientizar de que a escolha dele trará consequências. Mas fique tranquila quanto a sua atitude, porque elatraz benefícios. “Uma postura flexível dos pais faz com que os jovens se responsabilizem porsuas decisões”, afirma Elizabeth.
fonte: Revista Claudia
Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: