sábado, 27 de julho de 2013

Pontualidade Japonesa!


No Japão, respeitar o “Jikangenshu” /pontualidade não é uma questão somente de etiqueta, mais do que isso é uma questão de educação e respeito ao próximo.

Chegar atrasado a um compromisso é uma atitude de profunda deselegância e gravíssima falta de consideração ao compromisso e à pessoa que cumpriu a hora marcada.

Quando se marca um compromisso com alguém, é considerado
 de bom tom chegar cinco minutos antes do combinado. Muitas pessoas comentam que quando chegam na hora exata combinada são as últimas a chegar! 

Caso não tenha jeito, é melhor telefonar e avisar a pessoa com quem for se encontrar. Muitos japoneses ficam irritados mesmo que o atraso seja de cinco minutos!

Grandes empreendedores ocidentais que desconheciam esta regra no passado, perderam fabulosas oportunidades de negócios com os japoneses por não cumprirem a hora marcada e tiveram grandes prejuízos e perderam a credibilidade. Atualmente, empresários ocidentais estudam também os costumes japoneses antes de uma grande negociação.
Mas não é só empresários, tudo e todos no Japão, cumprem esta regra. Trabalhadores, estudantes, executivos, profissionais liberais, donas de casa, comércio, órgãos públicos, enfim, todo sistema japonês: trabalho, escolas, correio, transportes, etc. Totalmente contrário ao que acontece com nós latino-americanos em geral, ou os italianos, ou os árabes entre outros.

Fonte: IstoéJapão

Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: