sábado, 28 de setembro de 2013

Voce sabe como usar os pincéis?


Corretivo, base, pó, sombras, blush, batom: para aplicar cada produto, há pincéis pensados especialmente para isso. O beauty stylist Francisco Moraes, de Belo Horizonte, desvenda os formatos e segredos de cada um. Entenda as funções e como tirar o melhor de cada um deles! 

Base - O modelo mais conhecido é produzido a partir de cerdas sintéticas e tem corte arredondado na ponta – o que, segundo Francisco, é pensado para se adequar as curvas do rosto. “É ideal para bases líquidas e cremosas. Para um look bem natural, vá aplicando aos poucos, sempre puxando de baixo para cima, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto”. 
TRUQUE: Esse modelo também pode ser utilizado para aplicar o pó embaixo dos olhos ou dermarcar determinadas regiões do rosto com pó, blush ou iluminador. 

Pó - Gordinho, macio, fofo e bem leve: eis as características do bom pincel para pó. “O intuito é matificar a pele, ou seja, garantir uma aparência sequinha pós-base e corretivo. Via de regra, o recomendado é apostar nos movimentos circulares e prestar atenção nas regiões mais oleosas, como centro da testa, laterais do nariz e queixo”.
TRUQUE: Se possível, deixe de lado as esponjas que acompanham o estojo de pó. Raramente proporcionam um look final natural. Pelo contrário, acabam acumulando muito produto, sobretudo nas dobrinhas do rosto – como nas linhas finas abaixo dos olhos, no contorno dos olhos e dos lábios. 

Blush - Para cada efeito, há um modelo aliado. Mas você pode começar pelo mais clássico: cerdas abundantes e chanfradas na ponta – marcam bem as maçãs do rosto, proporcionando aquele ar bem “saudável”. “O pincel grande, muito gordinho, dificilmente permite esse efeito – você pode acabar pintando o rosto todo. Mas, se não tiver alternativa assopre o pincel antes de aplicar o blush para deixar o look o mais natural possível”. 
TRUQUE: Tenha dois pincéis de blush: um para aplicá-lo nas maçãs do rosto e outro para o pó “queimador” – aquele mais escuro que serve para afinar ou rosto e dar um ar mais bronzeado. Assim você não mistura os tons e, consequentemente, destaca e esconde o que desejar. 

Corretivo - “Podem ser mais pontudos ou gordinhos, mas tem em comum a característica de serem afunilados – para poder misturar facilmente o corretivo com a base e, dessa maneira, fazer das imperfeições imperceptíveis”. Francisco ressalta que não se trata de um item imprescindível na necessaire, uma vez que com o próprio pincel de base você pode aplicar o corretivo: basta estar atenta à quantidade. Sempre aos pouquinhos. 
TRUQUE: Na dúvida, aplique o corretivo com as pontinhas dos dedos, dando batidinhas bem leve, com calma, esperando a pele ir absorvendo o produto. Sobretudo embaixo dos olhos, área sensível que precisa de atenção para camuflar olheiras e linhas finas. 

Sombra (para aplicar) - Na hora de colorir a pálpebra, o modelo anatômico é o preferido dos experts. “Antes de aplicar a sombra, retire o excesso na mão – devagar e sempre é o melhor caminho para construir um olhar poderoso e sem excessos”. 
TRUQUE: Fuja das esponjinhas e dos pincéis que normalmente acompanham alguns estojinhos de sombra. Elas acumulam produto e exigem muita prática para um resultado elegante. Na dúvida, não hesite: aplique com os dedinhos e depois esfumace com um pincel. Hastes flexíveis (como cotonete, por exemplo) e demaquilante vão ajudar a corrigir possíveis excessos e borrões. 

Sombra (para esfumar) - Para não errar aposte nos modelos com cerdas fofinhas e levemente arredondadas nas pontas. “Dão conta do objetivo maior que é garantir um bom acabamento: misturando os tons de sombra de modo que o côncavo não fique marcado. Com movimentos curtos e leves de vai e vem, mesmo a mais iniciante das mulheres no quesito maquiagem consegue um bom resultado final”. 
TRUQUE: Há quem prefira esfumar com o modelo de cerdas curtinhas. “É um curinga não só no trato com as sombras, mas para esfumar o lápis e o delineador também. Pequeno, macio e fininho, é ótimo pra quem tem olhos pequenos ou precisa de mais precisão na hora de pintar a dobrinha do côncavo”. 

Sombra (chanfrado) - Cerdas duras e corte diagonal esfumam o lápis e o delineador tanto na parte inferior dos olhos (perto da base dos cílios) quanto abaixo dos olhos. “É com ele que você deixa a delineação mais leve, graduando a precisão como desejar”.
TRUQUE: O chanfrado também é muito utilizado para corrigir as sobrancelhas e, é claro, puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos. Por conta da firmeza do design, se ajeita bem a produtos de diferentes texturas: pó, líquida ou cremosa. 

Lábios - Cerdas finas e firmes permitem a aplicação do batom nos lábios proporcionando um efeito mais preciso – ou seja, sobretudo o contorno. Os modelos mais grossos são ideais para preenchimento da cor. 
TRUQUE: Para aplicação de cores intensas, como o vermelho, o pincel para contornar é essencial. Mas vale lembrar: o contorno e o preenchimento devem ser exatamente da mesma cor. 

O que é Kabuki?
O pincel Kabuki é aquele com maior quantidade de cerdas. Ele é extremamente prático e tem uma série de utilidades. Pequeno, leve, farto e fofinho, o Kabuki é o curinga da necessaire. A maioria dos modelos disponíveis no mercado é curtinho e tem o cabo grosso, fácil de manusear. “Os modelos com cerdas mais unidas são indicadas pra aplicar o pó em movimentos circulares, para uniformizar a pele. Também há versões chanfradas, perfeitas para aplicar o blush e o queimador”.


Fonte:Mulher Yahoo ( por Renata Nantes)

Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: