terça-feira, 10 de setembro de 2013

você diz sim para tudo?


Você tem dificuldade em dizer sim e não na hora certa? Querer atender a todos os pedidos ou negar a tudo que lhe pedem pode gerar um estresse pessoal muito grande. Por isso, veja dicas para que tal comportamento seja feito na medida certa para melhorar seu convívio social.

Quem normalmente fala sim para tudo e para todos costuma ter grande dificuldade de colocar limites. Muitas vezes, essa pessoa é motivada pelo desejo de querer agradar ao outro, de ser valorizada. E o prejuízo emocional é o estresse que isso acarreta.

A psicóloga Miriam Lopes de Barros afirma que as pessoas com o problema, muitas vezes ficam ressentidas e se sentem injustiçadas por terem de fazer tarefas para outras pessoas. Mas, o que não pensam é que podiam ter evitado a situação com uma só palavra: não.

Essas situações promovem sentimentos de mágoa, de angústia, de baixa autoestima, criando um círculo vicioso de não conseguir dizer não nunca. E o único jeito de resolver é se valorizar. Miriam explica que, às vezes, é necessário ter um sentimento saudável de egoísmo, no qual pensamos em nosso próprio bem-estar, e não apenas em tentar resolver problemas dos outros.

Já quem está acostumado a dizer não para tudo, acaba sendo tachado de egoísta. Provavelmente, esta pessoa está sempre de cara fechada e pode acabar perdendo oportunidades na vida.

Saber separar os seus problemas do de outras pessoas, ajuda na hora da decisão de dizer sim ou não a um pedido. O exercício não é fácil, mas a especialista garante que quando a pessoa consegue falar sim ou não de forma equilibrada os resultados tendem a trazer tranquilidade e menos estresse. 
fonte: Yahoo
Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: