quinta-feira, 5 de setembro de 2013

“O luto não passa nunca”


Essa foi uma das primeiras vezes que uma das mais competentes atrizes do nosso país falou sobre o filho Guilherme - um dos gêmeos que teve com o diretor Dennis Carvalho -, que morreu aos 12 anos em um acidente de carro, em 1991.
O depoimento dela é forte. Ler o que Christiane diz sobre a maior dor que alguém pode sentir - a morte de um filho - me provocou lágrimas nos olhos mas, ao mesmo tempo, pode ajudar quem está passando por esse drama e não sabe como lidar, não sabe pensar no amanhã, não sabe como seguir em frente.
Segundo a atriz, "o luto não passa, só vai diminuindo de potência, mas está sempre lá. É um convívio diário". E ela completa: "Conviver com isso é o grande desafio da vida. E principalmente não achar que isso foi um castigo".
Para Christiane, a lição que ficou depois da morte da criança é que não somos donos de nada, não temos controle sobre nada. Esse aprendizado, segundo ela, a fez desapegar do seu outro filho, Léo.
Mas o que mais me chamou a atenção foi a maneira como ela conseguiu retomar sua vida depois dessa tragédia e é isso que pode ajudar outras mãezinhas que me lêem. "A arte veio salvar a minha vida", afirmou. "O coração é o que mantém a mente inteira. O maior órgão, o mais delicado é o coração. Na hora que ele se espatifa, a mente se descontrola. Manter seu coração inteiro para a sua mente ficar em ordem é sobre-humano".
Se você está, nesse momento, sofrendo a perda do seu filho não tenha pressa. Não se culpe por nada. Apenas deixe a ferida parar de sangrar um pouco e tente mergulhar de cabeça em algo que te faça bem. Claro que você não vai esquecer o que aconteceu. Claro que a dor vai te acompanhar pra sempre. Mas a vida tem que continuar, principalmente se você tem outros filhos. Por isso, força!
Por: Patricia Maldonado - Yahoo

Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: