segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como recuperar um cabelo danificado?

A chapinha não deve ser usada com frequência e para passar o aparelho os fios devem estar completamente secos. Caso contrário, o calor frita o cabelo
Os fios não precisam de camisa, calça ou peças íntimas, mas condicionador, leave-in, reparadores e protetores térmicos são essenciais, segundo Nívea. A roupagem já começa no banho: “antes de passar o condicionador, tire um pouco da umidade dos fios com a mão, passe na extensão do cabelo, deixe três minutos e enxágue”, indicou. Passar condicionador na raiz não deixará o cabelo mais hidratado, o papel do produto, explicou a especialista, é “tentar imitar” a substância produzida pelo couro cabeludo que não consegue chegar às pontas.
Cabelo não é roupa para ser torcido, por isso, ao sair do banho evite fazer um “turbante” com a toalha enrolando as madeixas, para não provocar quebras. Quando molhados, os fios ficam sensíveis e qualquer movimento brusco ataca as cutículas. Condicionadores sem enxágue e reparadores devem ser usados “sempre”, disse Tófoli. “Quanto mais usar, mais resultado vai obter. É bom levar reparador na bolsa para reaplicar durante o dia”, disse.
Lição de casa
Se for usar secador, protetor térmico é obrigatório. Em casa, é preciso ter cuidado com a escova, alertou Nívea. “Quando o cabelo está molhado, fica mais frágil e passar o secador puxando com a escova danifica os fios”, justificou. O ideal é tirar a umidade, aplicar o protetor, secar somente com o secador e depois usar a escova, para dar tempo de “recuperar as pontes de hidrogênio”. Chapinha? Só quando os cabelos estiverem bem secos. O barulho semelhante ao de “fritar alimentos” quando o aparelho é usado em fios úmidos provoca o efeito citado, retira todo o líquido dos cabelos e resseca os fios.
Na hora de pentear, cuidado e paciência são os ingredientes principais. Os fios devem ser desembaraçados de baixo para cima e o conselho de Nívea é o uso de pentes largos. Prender os cabelos todos os dias, com elástico apertado, parte os fios no local, segundo o hairstylist Marcos Coraza. Se o cabelo estiver molhado o resultado é ainda pior: pode causar mau cheiro, irritação no couro cabeludo, escamação e queda, alertou. Passar as mãos nos fios é um “vício feminino”, disse o hairstylist, porém, ele ressaltou a contaminação por dinheiro, parasitas de animais, bactérias e impurezas que acontece nesse contato.
O tratamento caseiro, se não for bem aplicado, pode prejudicar os fios. Nívea explicou que a reconstrução, por exemplo, “deve ser feita de acordo com as indicações do fabricante para não causar saturação”. Já as máscaras de hidratação estão liberadas para o uso frequente. Para manter as madeixas saudáveis, elas precisam ser aparadas a cada dois meses, disse Coraza. “Quando as pontas estiverem abertas, corra para corar, não deixe que a ponta dupla se desfie até a raiz causando o frizz”, completou.
fonte: Beleza Terra
Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: