terça-feira, 19 de março de 2013

Etiqueta à mesa como usar os talheres!


Quem já passou por situações constrangedoras à mesa sabe que regras básicas de etiqueta quanto ao uso dos talheres são importantes.

Educação e fineza nunca são demais, por isso para almoço ou jantar algumas regras de etiquetas são importantes. Quando a comida estiver servida, por exemplo, e os talheres começarem a ser usados, não devemos jamais recolocá-los sobre a mesa. Isto significa que se você já usou o garfo, a faca ou a colher, estes não podem sequer encostar-se à mesa, mesmo se estiver bebendo alguma coisa ou parar a refeição para uma conversa é “falta de etiqueta” colocar na mesa algum talher usado. Então, como usar os talheres adequadamente após iniciado à refeição?

Regras americanas

Pessoa simulando cortar alimentosUsa-se a faca na mão direita para cortar e o garfo na mão esquerda. Depois de cortado os alimentos a faca deve ficar no topo e na beirada do prato, com a serrilha voltada para dentro do prato, comendo o que foi cortado junto com outras comidas. Quando não fizer uso do garfo, este fica descansando na direita ou esquerda do prato com seus dentes voltados para cima. Importante ressaltar que a faca não pode ser auxiliar para colocar comida no garfo e no uso sucessivo do garfo, sempre utilizar com delicadeza.

Regras europeias

Ilustração da posição dos talheresPara cortar é como a maneira americana, continuando com os talheres nas mãos, levando a comida direto na boca. Quando não usar o garfo deixá-lo sempre com os dentes voltados para dentro do prato. O Jeito europeu permite usar a faca para ajudar a levar a comida ao garfo, porém, encostando o alimento na parte de trás do garfo e não levando em cima dos dentes dele. O encosto serve para comprimir o alimento para depois levá-lo à boca. Na hora do descanso do talher, o garfo fica dentro do prato no seu lado esquerdo e a faca no lado direito.
Algumas regras simples para utilizar-se de uma boa etiqueta, quando da necessidade de manusear adequadamente os talheres à mesa, sejam em ocasiões formais ou momentos que exijam regras de etiqueta.
Por: Ivanete Knaepkenss

Nenhum comentário: