terça-feira, 8 de abril de 2014

Gravidez: de volta à forma no tempo certo!

Como se não bastasse serem lindas e magras, Gisele Bündchen, Claudia Leitte e Carol Trentini nos deixaram de queixo caído ao posar com as curvas em dia apenas semanas depois de darem à luz. Impressionante, não é? Pois saiba que elas não são regra – nem exceção. Veja os fatores que influenciam no tempo que o corpo demora para voltar à antiga forma.

1. Controle de peso na gravidez
Engordar menos durante ela é fator decisivo. "Algumas mulheres voltam ao peso pré-gestacional no primeiro retorno pós-parto", diz Tathiana Parmigiano, ginecologista do esporte do Hospital das Clínicas, de São Paulo. Mas a médica ressalta que não há um tempo médio para a barriga secar. A rotina de exercícios antes e durante a gestação e o tipo de dieta influenciam esse prazo.

2. Amamentação
Durante esse período, o organismo da mãe produz uma gama de substâncias, como as ocitocinas, que estimulam a contração uterina e o retorno dos órgãos ao seu estado pré-gravidez. "O aleitamento envolve um gasto calórico considerável, que corresponde a um treino em capacidade moderada de esforço", diz Tathiana.

3. Exercício pós-parto
Após o parto normal, a mulher pode voltar a se exercitar em duas semanas. Depois da cesárea, em um mês. "Em ambos os casos, o primeiro mês inspira cuidado, pois os hormônios estão voltando aos níveis normais. O exercício só deve ser reiniciado após a reavaliação médica e de maneira gradual", finaliza Tathiana.

4. Genética
Cada organismo responde de uma forma específica a alimentação, exercícios e variação hormonal. "Algumas mulheres podem perceber o resultado mais depressa e outras demoram. Foque o melhor para você e seu corpo. Não se compare com outras", alerta Marcelo Burlá, presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (Sgorj).

fonte: BF


Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: