sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Varizes como evitar?

Se a palavra varizes te assusta tanto quanto celulite e estrias, saiba que ela também pode ser evitada! Com um modo de vida mais saudável e alguns hábitos fáceis de adicionar à rotina você pode se ver livre desse problema.
Antes de sair se desesperando com qualquer veia aparente que se localize nas pernas, aprenda a distingui-las. Os vasinhos são superficiais e não fazem mal nenhum, aliás, são muito comuns e provavelmente só você consegue notar os seus. “Já as varizes, são uma dilatação nos vasos venosos (que levam o sangue das extremidades de volta para o coração), e ficam com a aparência tortuosa e saltada da pele”, explica o angiologista, Ricardo Thomaz Tebaldi, do Hospital São Luiz. Essas precisam de cuidados e se não forem tratadas podem causar inchaços, sensação de cansaço e muitas dores.

Por que eu tenho varizes?
Já nascemos com um número de veias pré-determinados e, dentro delas, existem válvulas que contém o sangue para que ele não volte para baixo e volte ao coração. O sangue fica preso até a próxima contração da batata da perna, que faz o bombeamento, mas se você tem algum fator de risco, como cigarro, sedentarismo, alterações hormonais ou aumento de peso a veia acaba perdendo essa válvula. Como resultado do acúmulo de sangue lá, ela fica dilatada, meio disforme, tortuosa, com cor arroxeada e em alto-relevo.

Qualquer pessoa pode ter?
As varizes são hereditárias, mas não quer dizer que se sua mãe não tem você também não terá. É triste, mas a tendência hereditária pode pular gerações. Então, quer dizer que se a sua mãe tem você também terá? Não. Mas alguns fatores contribuem para o aparecimento delas: o cigarro, que é tóxico para as veias; o anticoncepcional, por causa do estrogênio e da progesterona, que são hormônios ligados à dilatação venosa; e o sedentarismo e o aumento de peso, que dificultam o movimento de alavanca da batata da perna, responsável pelo bombeamento do sangue de volta para o coração. E elas podem aparecer em qualquer fase da sua vida, com maior frequência depois da primeira menstruação.
Se eu tenho tendência, o que posso fazer?
Primeiro de tudo, elimine os fatores de risco. Corte os cigarros e comece a fazer exercícios. “Prefira os aeróbios, já que muita musculação pode atrapalhar a condução do sangue para cima e dilatar as varizes que você já tem”, aconselha Dr. Ricardo. Converse também com a sua ginecologista e peça para ela receitar anticoncepcionais mais modernos, que tenham uma carga menor de hormônios. As meias elásticas comprimem a musculatura da perna e aumentam o bombeamento para o sangue subir do pé em direção à virilha. “Elas devem ser usadas no máximo até 20 minutos depois de levantar. Coloque depois de acordar, enquanto sua perna ainda não inchou, e fique com elas até o final da tarde". Na hora de dormir, não precisa usar as meias compressoras, porque quando você está deitada as pernas ficam no mesmo nível do coração então o retorno do sangue acontece naturalmente, "mas aproveite para deixa-las levantadas acima do nível do corpo durante 30 minutinhos", diz.
Quero sumir já com as que eu já tenho!
Você pode tratar com procedimentos a laser e aplicações cirúrgicas. Nos graus mais avançados, quando não tem mais fluxo de sangue, as veias são retiradas. Mas fique tranquila, elas não farão falta, já que não estavam funcionando e as outras veias compensam. O tratamento deve ser orientado por um angiologista, médico que cuida do sistema vascular.
fonte:gloss.abril
Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: