quinta-feira, 13 de junho de 2013

Guia para quem vai viajar de avião pela primeira vez!


Check-in, bagagens, conexão: o que você precisa saber para uma primeira viagem aérea sem dificuldade

primeira viagem de avião a gente nunca esquece. Seja ela, nacional ou internacional, alguns procedimentos devem ser realizados para que você desfrute o passeio e aproveite ao máximo as novidades. Se você está se preparando para viajar, confira esse guia simples que contém as principais informações que você precisa para ter uma boa viagem e sem inseguranças.
Malas
Existem dois tipos de bagagens que podem ser levadas no avião, são elas:
A bagagem de mão são malas pequenas ou bolsas de até 5 quilos que são permitidas dentro do avião. Estas bagagens devem ser acomodadas embaixo do assento ou nos compartimentos acima das poltronas. Recomenda-se que o passageiro utilize essas malas para levar coisas de valor e artigos frágeis.
Porém, você precisa verificar as restrições da empresa aérea para saber o que pode levar consigo. Por segurança, de modo geral, não é permitido levar na mala objetos cortantes (alicate, tesoura de unha, canivetes etc.), frascos com líquidos contendo mais de 100 ml e produtos inflamáveis ou explosíveis (como isqueiros e sprays).
Já a bagagem despachada são as malas pesadas, registradas e etiquetadas no check-in para serem transportadas no compartimento de carga. É importante lembrar que você precisa verificar quais são os tamanhos e pesos permitidos pela companhia aérea que forneceu a sua passagem.
No aeroporto
Horário do Check-in
Esse procedimento acontece antes de você embarcar. Para realizar o seu check-in, você precisa encontrar o guichê da companhia aérea da sua passagem e esperar para ser atendido. É no check-in também que você despacha as suas malas maiores, que não podem ir com você no avião.
Para as viagens nacionais, você deve estar no guichê da empresa aérea com até 1 hora de antecedência do horário marcado na sua passagem (se você estiver em Manaus, precisa fazer o check-in com 2 horas de antecedência) e deve apresentar: RG original com foto, passagem aérea ou número do e-ticket (bilhete eletrônico).
No caso dos passeios internacionais, você vai precisar chegar no aeroporto com um pouco mais de antecedência. O processo de check-in é um pouco diferente, mas não se preocupe, os atendentes das companhias aéreas estão sempre dispostos a ajudar, no caso de qualquer dúvida.
Para evitar qualquer problema, o ideal é fazer o check-in com 2 horas de antecedência do horário previsto do voo, com o seu documento, passagem ou e-ticket e passaporte válido em mãos. É importante lembrar que cada país exige um tipo de documentação diferente. Dessa forma, você precisa se informar no consulado, Ministério das Relações Exteriores ou também na agência de viagens que vendeu as passagens.
Na hora do check-in, você deverá despachar as suas bagagens. Os atendentes serão os responsáveis por essa ação, mas você deve saber identificar as suas malas para que não perdê-las quando tiver que retirá-las em seu destino.
Documentos para o check-in e embarque no avião
Independente do tipo da viagem, nacional ou internacional, a apresentação de documentos no momento do embarque é indispensável. Sem eles, você não consegue deixar o estado ou sair do país. De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os passageiros brasileiros, maiores de 18 anos, devem apresentar um desses documentos: RG original com menos de 10 anos de expedição (recomendável); certidão de casamento se o documento emitido apresenta o seu sobrenome de solteiro; carteira profissional; carteira de habilitação original com foto; carteira profissional original ou certificado de Reservista. Vale lembrar que os passageiros menores de idade, acompanhado dos pais ou responsáveis, devem apresentar um dos documentos acima ou a certidão de nascimento original.
Antes de embarcar em uma viagem internacional, você precisa se informar se o país que pretende visitar exige a apresentação de um visto. Se esse for o caso, você vai precisar checar com o consulado do país, para saber quais são os procedimentos corretos. Mas, segundo a ANAC, os passageiros, maiores de 18 anos devem apresentar um dos documentos a seguir: Passaporte válido; laissez-pass; autorização de retorno ao Brasil; salvo-conduto ou cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, nos casos dos tratados, acordos e outros atos internacionais.
Como fazer o embarque corretamente
Depois do check-in, você deve procurar pelo local onde são feitos os embarques. Há dois portões, um para Embarque Doméstico e outro para Embarque Internacional. Todos os passageiros devem passar pelo detector de metais. Não se esqueça de tirar todos os objetos metálicos que possuir (chaves, moedas, relógios), eles devem passar junto com a bagagem de mão no raio-X.
Após os detectores e polícia federal é a hora de procurar pelo portão de embarque, cujo número está indicado na sua passagem.
No avião
O que pode e o que não pode
Depois de passar pelos processos mais complicados, chegou a hora de encontrar a sua poltrona, acomodar a sua mala de mão e esperar os comissários de bordo explicarem os procedimentos de segurança. Antes da decolagem e na hora do pouso, todos os aparelhos eletrônicos devem ser desligados. O seu celular precisa permanecer a viagem inteira desligado ou no modo avião. Independentemente do tempo de voo. Não é permitido fumar a bordo.
No decorrer da viagem, será servido um lanche e bebidas, mas se o voo for longo, uma refeição mais completa será proporcionada. Algumas empresas também oferecem a opção de compra de sanduíches e refeições mais elaboradas. As compras são feitas no cartão de crédito.
Quer registrar o momento? As fotos no avião são permitidas, só tome cuidado para não incomodar os outros passageiros. Mp3, iPod e videogame portátil são ótimas formas de distração para as crianças e também são permitidos, após a decolagem.
Escala e conexão: entenda a diferença
Quando você estiver comprando a sua passagem, vai ver que alguns voos são diretos para o destino escolhido e outros têm conexão ou escala em outras cidades.
Nos voos com conexão, o passageiro desembarca da aeronave em outra cidade e troca de avião rumo ao destino final. Se este for o seu caso, você só precisa seguir as orientações dos agentes aeroportuários. Eles são responsáveis por indicar aos passageiros o portão e o horário de embarque do próximo voo. Geralmente, as bagagens são transferidas para outra aeronave pelos próprios funcionários da empresa aérea. Mas isso não acontece em todos os casos. Então, o ideal é perguntar para o atendente na hora do check-in.
Nos voos com escala, o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do seu destino final, para desembarque e embarque de outros passageiros. Mas neste caso, você não precisa deixar a aeronave.
Hora do desembarque
Como pegar a sua bagagem
Ao final da sua viagem, você deve ir até a área de desembarque e procurar pela esteira, que estará marcada com o número do seu voo. É exatamente neste lugar que você deve pegar a sua bagagem. Na dúvida, basta perguntar para um funcionário do aeroporto ou seguir seus companheiros de viagem. Cuidado para não pegar as coisas de outra pessoa. Se isso acontecer, basta colocar a mala novamente na esteira e esperar a sua chegar. Não conseguiu pegar a sua mala da primeira vez? Não se preocupe. A esteira é automática, ou seja, suas coisas vão passar por você de novo.
Com as malas na mão, agora é só aproveitar a sua viagem! Mais informações nos sites da  Infraero e ANAC 

Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: