sexta-feira, 14 de junho de 2013

Estações frias pedem mais cuidados em relação à região íntima!


O frio chega e o que você mais quer é ficar quentinha. Diversas camadas de roupa são colocadas uma sobre a outra e seu corpo todo fica um tanto quanto abafado. Isso pode ser uma delícia, mas a saúde íntima fica comprometida.
Irritações genitais e infecções podem começar nesse momento. Por estar mais frio, sua imunidade já fica um pouquinho mais baixa, os germes nocivos às suas defesas estão se proliferando mais e as bactérias, fungos e vírus aproveitam para curtir esse momento pertinho de você.
Ingerir muito líquido, frutas e verduras ricas em vitamina C e usar hidratante são dicas que você lê todos os anos e valem para o corpo em geral, mas e a área genital? Para evitar esses problemas indesejáveis e manter sua saúde genital sã e salva é importante, além de visitar um médico periodicamente e observar as alterações do seu corpo, seguir algumas orientações do Guia sobre Higiene Íntima da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Manter as roupas de cama limpas e dormir em locais frescos pode evitar o contato com ácaros. Os dias ensolarados são ótimos para arejar a casa, já que o sol e o ar evitam que vírus e bactérias proliferem.
Um banho por dia é suficiente no inverno, exceto em caso de suor excessivo. A higienização da região íntima também deve ser feita pelo menos uma vez ao dia em climas mais amenos
Ao usar sabonetes íntimos, opte por produtos hipoalergênicos, apropriados para a higiene íntima, pois foram idealizados e testados para essa finalidade, reduzindo a chance de ocorrência de quadros irritativos.
Deve-se dar preferência aos líquidos e com pH ácido porque os sabonetes em barra costumam ser alcalinos e essa alcalinidade pode agredir a camada protetora da pele, causando alergia e coceira.
Os lenços umedecidos são úteis para a higiene fora de casa. Sua aplicação deve ser suave e o uso não deve ser abusivo, para não remover a camada protetora da pele. Os lenços hipoalérgicos com pH ácido especiais para a região íntima são os mais recomendados.
Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: