quarta-feira, 12 de junho de 2013

Abóbora: benefícios da casca à semente!


Você sabia que a abóbora tem muito  a te oferecer? Ela é um alimento bastante versátil e pode ser utilizado em diversas preparações, doces e salgadas: sopas cremosas, doces, tortas, risotos, pães, recheios de massas. Ficou surpreso? Então ficará ainda mais quando souber tudo o que a abóbora pode te oferecer.
De acordo com Carla Alves, nutricionista do Hospital Federal do Andaraí, a abóbora é rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B.
O alimento contém, ainda, fitonutrientes que mantêm a saúde da pele ajudam a impedir os malefícios da luz solar. A polpa é indicada para as doenças dos rins e do coração. "Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis para quem tem tendência à constipação intestinal", aconselha Carla.
Abóbora também ajuda na dieta de atletas. Essa "mãozinha" se deve às vitaminas do complexo B, pois regulam funções importantes no metabolismo e à presença de carotenoides, que são componentes antioxidantes que o corpo transforma em vitamina A. "O consumo de carotenoides protege o organismo de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer e também previne problemas de visão. As vitaminas do complexo B ajudam a melhorar nosso sistema nervoso, prevenindo doenças neurológicas e conferem mais energia ao organismo", observa a especialista.
Já é comprovado que fontes naturais do alimento são mais eficazes, inclusive, que betacaroteno vendido como suplemento. Carla ressalta que uma xícara de abóbora cozida fornece, ainda, 12 mg de vitamina C (20% da recomendação diária) e, 2.650 mcg (microgramas) de vitamina A - sendo este o principal nutriente. Uma porção com 100g de abóbora cozida, em forma de purê, contem mais de 200% da recomendação diária de vitamina A.
E mais números: em uma xícara de abóbora cozida contém cerca de 50 calorias e 582 miligramas de potássio. A quantidade do mineral é maior do que a presente em uma banana (450 miligramas). Para que seus benefícios sejam aproveitados, a nutricionista recomenda o consumo regular. "Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa). "O importante é que ela faça parte do seu cardápio", pontua.
Quem está em dieta para emagrecer e pessoas diabéticas podem usufruir dos benefícios da abóbora. "Por ser um alimento rico em fibras e ainda possuir em sua composição carboidratos de baixo índice glicêmico, a abóbora pode favorecer também o controle da glicemia, além de dar a sensação de saciedade", esclarece Carla.

Totalmente aproveitável
A semente da abóbora também vem sendo bastante consumida. Segundo a nutricionista, ela possui uma boa quantidade de triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, sendo estes responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite. "Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia é o suficiente para a melhora do humor e disposição", ensina.
Quando torradas, as sementes apresentam uma boa quantidade de zinco, ômega 3 e fitoesteróis, que são substâncias que auxiliam na redução o colesterol. "Há estudos que demonstraram benefícios na prevenção de câncer de próstata, artrite, no aumento da resposta imunológica, proteção do sistema cardiovascular, além de atuar como vermífugo natural", observa Carla.
As flores da abóbora são usadas em algumas regiões do país como parte de um refogado. Quem já experimentou garante que elas deixam um sabor diferente no preparo. Os brotos são utilizados para fazer ensopados e a casca pode enriquecer o arroz, a farofa ou até mesmo a carne moída. Basta usá-la bem picadinha.
Para comprar a abóbora sem erro, observe se a casca está firme, lisa, sem rachaduras e sem manchas. Normalmente, ela é vendida em pedaços e, nesse caso, escolha o que parece mais fresco. E não se esqueça: abóbora madura deve ficar na geladeira! Na hora de consumi-la, muitas opções: pode ser refogada, assada, cozida. E, se for no vapor, melhor ainda: não há perda de nutrientes.
E que tal inovar na sua festa junina? Substitua o tradicional doce de abóbora por um delicioso pudim ou saia do lugar comum com um curau de abóbora.

Pudim de abóbora
Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma medida de leite
  • 1 xícara de (chá) de abóbora cozida
  • 2 colheres rasas de (sopa) de amido de milho
  • 3 gemas
  • 3 claras batidas em neve
Modo de fazer:
  • Reserve a clara, bata no liquidificador os demais ingredientes, até formar uma mistura homogênea.
  • Coloque a massa em uma vasilha e junte as claras, misturando levemente.
  • Caramelize a forma com açúcar, coloque a mistura nesta forma.
  • Asse em banho-maria, em temperatura média, ou cozinhe em forma própria para pudim.
  • Sugestão: o pudim pode ser enriquecido com duas colheres de coco ralado
  • Rendimento: 10 porções
  • Tempo de preparo e cozimento: 45 minutos


Curau de abóbora
Ingredientes:
  • 5 xícaras (chá) de abóbora japonesa
  • 1 litro de leite fervido e frio
  • 5 colheres (sopa) de amido de milho
  • 12 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (café) de sal
  • Canela em pó para polvilhar
Modo de fazer:
  • Lave bem a casca da abóbora, tire as sementes, pique em pedaços grandes e leve para cozinhar com casca. Deixe cozinhar até ficar bem macia.
  • Após o cozimento, separe a polpa da casca, e bata no liquidificador a polpa, juntamente com o leite, o açúcar, o amido de milho e o sal.
  • Em seguida, coloque numa panela e leve ao fogo médio para cozinhar, mexa com uma colher de pau. A massa ficará bem homogênea e grossa.
  • Depois de cozido, despeje numa travessa e polvilhe com canela. Sirva quente ou frio.
Sugestão: pode utilizar leite condensado no lugar do açúcar. Aproveite as cascas em sopas, farofas e bolinhos.
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo e cozimento: 35 minutos

Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: