sábado, 11 de maio de 2013

Respostas bem-humoradas para lidar com as interferências durante a sua gravidez!

Antes que você consiga falar “não, obrigada”, a mãe, a sogra, a vizinha e até a ilustre desconhecida no elevador vão ter algo a dizer sobre a sua gravidez. O fato é que nem sempre o conselho ou comentário caem bem. O que fazer nessas horas? Reunimos respostas bem-humoradas para ter na ponta da língua e atitudes que neutralizam os efeitos desse bombardeio de opiniões.



Hum, essa barriga redonda... Tem certeza de que é menino?
Adivinhar o sexo do bebê (independentemente do que mostra o ultrassom) é tão clássico quanto apostar em bolão de final de Copa do Mundo. E cada pessoa vai ter uma opinião diferente: barriga redonda é menina; pontuda, menino... ou vice-versa. “Nada a ver! Minhas três barrigas foram todas iguais”, diz a chef de cozinha Mayra Abbondanza Abucha, do blog Mãe de Três, do site bebe.com.br. O jogo de loteria com o seu filho faz você perder a paciência? Célia Leão, consultora de etiqueta, de São Paulo, entrega a resposta certa: “Não faz diferença. Qualquer que seja o sexo, essa criança é bem-vinda e amada”.

Não são gêmeos mesmo?
“Essa já me fizeram! Quase respondi: ‘Não quer entrar para checar?’ ”, lembra Mayra. Se preferir uma atitude mais low profile, um sorriso amarelo e silêncio bastam.

Já no sétimo mês? A sua barriga está tão pequena!
Sinta-se uma felizarda, já que o comentário pode camuflar um elogio à sua silhueta esguia. Não há motivo para colecionar mais essa encucação na reta final. Se o obstetra garantiu que está tudo bem com o bebê, acredite e comemore!

Ainda não sentiu mexer? Que estranho...
“Quem tiver coragem de dizer isso a uma grávida merece ficar sem resposta! Eu olharia firme e fixamente para a pessoa e mudaria de assunto”, sugere Célia.

Xi, você não vai conseguir amamentar...
Será que a pessoa é vidente para dar um diagnóstico desses? Só piora se emendar com recomendações do tipo: “Tem que tomar sol nas mamas para não racharem”... “A fórmula: ‘Sigo o que manda o obstetra’ é um bom mantra para lidar com conselhos invasivos”, ensina a psicóloga Isabel Gonçalves, de São Paulo.

Como você está pesada!
“Comentar quanto a grávida engordou devia ser proibido por lei. Afinal, ninguém tem nada com isso”, afirma Mayra. Tente não se irritar. Como diz Célia, grávida e clima são assuntos de quem não tem do que falar. Limite-se a uma resposta curta – “verdade”, “tem razão”, “pode deixar” – e corte a conversa.

Fonte: Revista Claudia

Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: